Sou Fanuel por Ricardo Silva

By 20 de julho de 2018

A Comunidade Fanuel foi uma grande provisão de Deus em minha vida. A conheci em 2002, quando o coordenador do grupo de oração em que participava me levou a um momento de oração da Comunidade, no salão da Paróquia Santa Joana D’Arc, em Santo André. À época estava com 16 anos, retornando à Igreja, e fui convidado para uma experiência de oração. Depois do retiro ingressei em uma turma de formação para aprender mais sobre Deus e a Igreja.

Aos poucos minha intenção de tão somente ser formado foi se desfazendo e passei a me encantar com a vocação. Eu queria algo mais e quanto mais me envolvia, mais queria dar-me a Deus nesta vocação. O sonho juvenil de um bom emprego e faculdade, do carro etc., ficou em segundo plano diante da descoberta vocacional. Em pouco tempo me vi aspirando viver o chamado dentro da dedicação integral na missão, na então comunidade de vida.

Dar a minha vida e ser todo de Deus era minha motivação principal. Enfrentei circunstâncias contrárias, sobretudo com meus pais, que não aprovavam o estilo de vida que almejava. Sofri muito com isso, mas o fogo da vocação me consumia por dentro e fazia superar as dificuldades. Perto de completar os 19 anos fui aceito na Comunidade para viver uma experiência de consagração.

Deixei tudo em segundo plano por Cristo e fui morar na Chácara Mãe da Misericórdia com os demais irmãos. Como senti-me feliz no dia do ingresso, trouxe-me realização! Hoje, depois de 16 anos na Comunidade, sendo 13 como consagrado, louvo a Deus pelos anos que passei na comunidade de vida, e por esta vocação que me transformou e educou, fez de um adolescente um jovem, um homem e homem de Deus. Na vocação aprendi uma profissão, descobri meu estado de vida e graças a missão encontrei minha esposa e tenho dois filhos.

Olhando para trás não me arrependo de ter dado minha vida a Deus, nem dos 4 anos que dediquei exclusivamente à vida e missão da Comunidade, pois tudo o que hoje sou é graças a este Carisma. Sou grato a Deus por ser Fanuel!

Ricardo Moreno B. Silva
Membro Efetivo

Leave a Reply