O vigor de Calebe

“E Calebe continuou: — Agora veja! Faz quarenta e cinco anos que o SENHOR Deus disse essas coisas a Moisés. Isso foi no tempo em que o povo de Israel atravessava o deserto; e o SENHOR me tem conservado com vida até hoje. Olhe para mim! Estou com oitenta e cinco anos e me sinto tão forte hoje como no dia em que Moisés me mandou espionar a terra. Ainda tenho bastante força para combater na guerra e para fazer o que for preciso” (Js 14, 10-11)

Houve uma época, aquela em que os israelitas foram escravos no Egito, em o Senhor Deus levantou Moisés para que ele levasse o povo para fora daquela escravidão. Eles atravessaram o deserto em busca da terra prometida e quando chegaram próximo dela Moisés mandou que 12 espiões entrassem disfarçado no local para conhecerem o território e depois disso relatarem a melhor maneira de conquistá-lo. Dos 12 espias apenas dois foram positivos em relação ao que viram porque criam nas promessas que Deus fizera, foi Josué e Calebe, que receberam então de Deus, por meio de Moisés, a promessa de serem habitantes da terra das promessas. Os demais junto com todos aqueles que desanimaram das promessas de Deus, perderam o direito de herança e morreram nos próximos 40 anos em que peregrinaram no deserto a fim de que o povo fosse purificado da falta de fé.
É por esta razão que Calebe está recordando a Josué o que lhe fora prometido e desta forma está agora demonstrando capacitado para possuir o que era dele.
Dentre isto tudo o que nos chama a atenção é o vigor de Calebe, ele mesmo declara que aos 85 anos está com o mesmo vigor dos 40 quando recebeu a promessa. Porque isso ocorreu com ele? A resposta é simples. O tempo não passou para Calebe!
Sim, talvez você se espante, mas veja, os anos passaram, Calebe envelheceu, mas sua mente e seu coração estavam parados naquele dia em que o Senhor lhe fez uma promessa, então seu vigor de espírito era o mesmo e assim seu corpo correspondia, sua saúde o acompanhava.
Quando uma pessoa permanece na Palavra de Deus e em Suas promessas ela permanece vigorosa a cada novo dia de vida porque o Senhor lhe renova as forças e ela é capaz de reiniciar sempre.
Nada pode impedir uma pessoa que anda ancorada na Palavra de Deus e que tem por objetivo as Suas promessas.
Quando Deus falou com Calebe o tempo parou para ele, pois passou a viver no tempo de Deus; a voz do Senhor permaneceu em seus ouvidos sempre nova, e cada dia não era uma mera sucessão cronológica, mas uma oportunidade a mais para ser renovado na fé e na esperança.
O segredo dos grandes não está em suas forças mas em sua fé, porque os verdadeiros gigantes não são os que possuem a terra por suas capacidades, mas os que andam nas promessas da Palavra de Deus.
A terra que Calebe possuiu fora habitada por gigantes que passaram ao fio de sua espada, mas para ele, aos 85 anos, suas espada tinha era hábil em suas mãos como aos 40, e a espada é a Palavra de Deus (cf. Ef 6, ).
Muita gente quer envelhecer vigorosamente, muitas pessoas querem ter sucesso na vida; o segredo está na fé inquebrantável nas promessas de Deus, mas não poderão crer nelas se as desconhecerem.
Levante sua cabeça e contemple, há mais para você do que tem esperado, e seu vigor não acabará se o Senhor for a sua esperança.

Em Cristo
Sandro F. Peres

Leave a Reply