“Paulo, servo de Jesus Cristo, escolhido para ser apóstolo, reservado para anunciar o Evangelho de Deus; este Evangelho Deus prometera outrora pelos seus profetas na Sagrada Escritura, acerca de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, descendente de Davi quanto à carne, que, segundo o Espírito de santidade, foi estabelecido Filho de Deus no poder por sua ressurreição dos mortos; e do qual temos recebido a graça e o apostolado, a fim de levar, em seu nome, todas as nações pagãs à obediência da fé, entre as quais também vós sois os eleitos de Jesus Cristo, a todos os que estão em Roma, queridos de Deus, chamados a serem santos: a vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo!” (Rm 1,1-7).

Todo aquele que ouve a voz de Deus receberá uma honra nisto. Deus quer honrar os seres humanos com a Sua amizade, e isto se dá em dois momentos que se seguem logo que a pessoa aceita a Jesus.

A primeira honra que Deus faz ao homem é de torná-lo Seu filho em Cristo e parte de Seu povo, e isto se dá por meio da Palavra de Deus. A pessoa ouve a mensagem do Evangelho e abre-se diante dela a oportunidade da vida nova e abundante. Se atende à chamada de conversão então Deus a honra com a vida que Ele prometeu, que é de comunhão e paz, de cuidado e sustento.

Precisamos nos lembrar sempre que o Senhor criou todas as coisas e decidiu que proveria tudo o que o ser humano precisasse para ser feliz, decidiu também que o ser humano poderia ser feliz para sempre na comunhão com Ele e por isso lhe daria a possibilidade de não somente viver e desfrutar do que foi criado, mas também de Quem criou.

Quando o Evangelho chega na vida de alguém essa porta se abre de novo para a pessoa, que se entrar em concordância com Deus e também abrir a porta para Ele, ambos se confraternizarão e haverá uma aliança onde Deus será honrado, mas a pessoa também será.

A salvação é uma honra na vida do ser humano e Deus está chamando para isso.

Mas há uma segunda honra ainda. Talvez alguém pense: “Pode haver outra honra além da amizade com Deus?” Realmente parece-nos que tudo se encerra aí, mas na realidade há sim outra honra que Deus concede aos Seus amigos e esta é somente a estes. Depois de firmada a aliança com Deus por meio do Evangelho, o Senhor dá a honra do chamado para ser apóstolo.

A honra do apostolado consiste em identificar-se com o ministério do Senhor Jesus de anunciar e levar as pessoas à salvação. Aquele que já foi admitido na amizade de Deus por meio da primeira honra de ter sido salvo e alcançado pela Boa Nova agora é enviado para anunciar a Boa Nova, e isso é uma grande honra para quem havia sido um instrumento do pecado, porque o pecado não é somente um mal que cometemos isoladamente. Aquele que peca faz a obra do diabo e isto significa que se perde e põe outros a perder-se, pois todo erro tem consequências sociais, ou seja, atinge as pessoas. Mas também é bem verdade que aquele que está salvo é também instrumento de salvação, e isso tudo é obra da graça de Deus, não é resultado de esforço humano estéril.

Considerando essas duas grandes honras que recebemos do Senhor é mui importante que sejamos responsáveis com elas, que tenhamos consciência do que significam e de que glória reservam.

Se você não havia entendido isto, está na hora de compreender e deixar de viver como um desonrado, quando Deus lhe honrou com a graça da salvação. Todos os que são chamados por Deus o são para que sejam conhecedores e portadores de Sua amizade, e, assim, o Senhor lhes confia ainda a missão de serem Seus instrumentos.

A obra do ministério cristão não é, em nenhuma hipótese, um dever, mas uma honra, aquela mesma recebida por Cristo e conosco compartilhada. A honra é tão grande que não somente temos autoridade sobre o mal que nos ataca como podemos ordená-lo à destruição para salvar aos outros. O mínimo que podemos ter é gratidão diante disto, mas o mais que se espera é que tenhamos a honra de viver como pessoas honradas por Deus e cumprir com nossa jornada dando glória ao Senhor com uma vida de fé e obediência a Ele.

Em Cristo,
Sandro F. Peres
Fundador e Moderador da Comunidade Fanuel

Leave a Reply